Páginas

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Galera um esboço de estudo que eu fiz.. A PURIFICAÇAO DO TEMPLO!

Texto: Lucas 19: 45 ao 48.

Objetivo: conscientizar a Igreja sobre a importância de nossa santificação!

Corpo:
Jesus expulsa os mercadores do templo, pois eles não estavam respeitando a Casa de Deus, como lugar de oração e adoração, os mercadores que ali estavam, segundo alguns estudiosos, vendiam os animais já prontos para o sacrifício, ou seja, vendiam animais já mortos. Isso facilitava para quem iria ao templo oferecer seus sacrifícios. Não apenas por estarem vendendo dentro da Casa de Deus que deixou Jesus “enfurecido” mas também por fazerem tão pouco caso do sacrifício a Deus!

Dedicação - Podemos notar aqui uma falta de dedicação da parte daqueles que estavam comprando essas mercadorias. Falta de dedicação, pois não queriam fazer para Deus o melhor. A ordem de Deus era sacrificar o animal e não apenas levá-lo a Deus. E nós?? O que nos temos oferecido a Deus como sacrifício? Como anda nossa dedicação a Ele?... Algumas vezes temos feitos como esses compradores, deixamos acabar a dedicação a Deus, deixamos de entregar a Ele o que temos de melhor em nós, não nos dedicamos mais em estudar Tua palavra, não nos dedicamos mais em orar, em trabalhar na tua casa, em ganhar almas; ou quando o fazemos, é sempre o que nos custa menos, é aquilo que não foi sacrificado, foi comprado, fazemos coisas praticas, fáceis que não custa nosso tempo, nosso suor, nosso trabalho espiritual. A dedicação já não é a mesma de quando chegamos na Igreja, de quando somos novos convertidos, deixamos o primeiro amor, e vamos oferecendo a Deus aquilo de mais “fácil e barato” que temos!

Zelo – Aqueles mercadores e compradores foram desmazelados com a morada de Deus! Hoje nós somos a morada de Deus, nos somos templo do Espírito Santo (I Coríntios 6:19,20) do que será que estamos cheios? Será que Deus tem em nós em coração purificado, santificado; ou Ele tem encontrado comercio, fáceis sacrifícios, desmazelo?? O que temos colocado dentro da morada de Deus? O que temos permitido entrar nela? É nosso dever cuidar da morada dEe! Nós como templos do Espírito Santo de Deus devemos encher nossas vidas de valores espirituais, de palavras, atitudes, pensamentos que nos edificam e edificam ao nosso próximo! Deus nos quer santos como Ele é (Levítico 20:7). Zelar por algo é cuidar, limpar, manter em ordem, purificar. É hora de nós como Igreja do Senhor Jesus, zelarmos pelo Seu templo, cuidarmos para que nossas palavras, atitudes, nossas condutas sejam santas, para que Deus possa encontrar em nós uma morada limpa, bem cuidada, aroma suave em sua casa (Salmo 69:9).

Sacrifício – a ordem de Deus como antes já foi dito, era o sacrifício do animal para obter perdão! Deus queria o melhor animal, aquele que não tivesse defeito algum, um animal que fosse como primicia para Ele, e quando as pessoas iam comprar esse sacrifício semi-pronto , elas estavam fora de ser adoradoras de Deus! Estar na Igreja apenas não quer dizer que estamos adorando e oferecendo sacrifícios a Ele! Estar na Igreja não quer dizer que já estamos no propósito de Deus! Precisamos fazer mais do que irmos a Igreja, precisamos aprender adorar a Deus em espírito em verdade (Joao 4:24), precisamos aprender que Ele procura os verdadeiros adoradores! Nosso sacrifício deve atraí-lo a nós!

Conclusão: Como podemos purificar o templo? Como podemos manter limpo, em ordem? Nessa passagem de Jesus purificando o templo nos ensina de forma muito rica; quando nos dedicamos a fazer o melhor para Deus, quando nosso zelo pela sua morada é grande, afinal somos embaixadores de Cristo, carregamos o titulo de “cristãos” que quer dizer “parecidos com Cristo” e devemos honrar esse titulo, quando entregamos a Ele nossa verdadeira adoração como um sacrifício agradável; estamos já iniciando a purificação do Templo de Deus! Quando nos esvaziamos de nós mesmos pra que possamos ser cheios dEle! A lei da física pode valer nesse caso como espiritual também: dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço; se Deus é quem faz morada dentro de nós, então não podemos enchê-la de lixos mundanos, de entulhos que nós mesmos vamos adquirindo dia após dia em nossa vida, o resto deixamos que Ele faça, afinal... Quando Deus age, quem pode impedir??

O que Ele quer de nos? SANTIFICAÇAO! Efésios 5:25 ao 27.


Aline Glaucia Teixeira

2 comentários:

Anônimo disse...

A cada dia que entro aqui me sinto a pessoa mais feliz de conhecer você!

;-)

Anônimo disse...

Bem lembredo Amada Li!
hoje em dia infelizmente acabamos nos curvando diante de idolos!
Idolos tiram o nosso foco de Deus e essa é a explicação do munturo no templo...
Por tantas vezes nós saimos em busca daquilo que em servidão vem até nós!
São vários motivos, mais considerando nossa idade, vou citar um em especifico...
O amor!
A juventude se sente cada vez mais só!
A solidão ja faz escravos tantos jovens em noitadas, festas lan house's...
E o Pior...
Muitos deles Cristãos!
Precisamos entender o tempo de Deus! para tudo ele tem o tempo certo! mais a solidão nos empede de esperar o tempo cetro de conheçer a pessoa certa...
E muito se afasta uma pessoa de Deus quando busca ser acolhido por outra pessoa sem antes estar nos braços do pai!
Sim... Em tudo Deus tem um propósito, mais temos vontade própria! E ela pode sim nos enganar!
Foi assim com Jonas, Davi, Salomão...
Portanto, a palavra chave é ouvir!
E filtrar o Que Vem de Deus e dos Idolos deste mundo!
4-Jeremias 17:9
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
Porem há um filtro!
Hebreus 4;12
a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.




ps: agradeço a Deus pela sua vida!