Páginas

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Ano Novo! Vida Nova??



Disse Fernando Pessoa: "Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos" .

Eu estive meditando essa noite sobre a frase: "Ano Novo! Vida Nova!" .. quantas vezes ouvimos, lemos e até mesmo falamos essa frase a cada início de um novo ano?!
Queremos recomeçar! nao importa quanto irá nos custar, o que importa é começar uma vida nova pra acompanhar o novo ano que está chegando e assim seremos felizes!
Entao começamos a nova dieta, o novo corte de cabelo, um novo emprego, novos amigos, um novo amor, nova faculdade, cursos novos, uma reforma na casa ou quem sabe até uma casa nova... estamos tao empolgados com as mudanças para que este novo ano seja de sucesso que nao paramos para pensar se isso é realmente uma vida nova; apenas trocar ou mudar as circunstancias ao nosso redor indica que ja estamos em um caminho diferente do que seguimos ou conquistamos no ano que passou?

Com base na Palavra de Deus, vamos entender um pouco sobre vida nova. Observemos o que disse o Apóstolo Paulo quando escreveu a carta aos Romanos: " E nao vos conformeis com este mundo, mas transfomai-vos pela renovaçao da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Rm. 12:2).
O apóstolo Paulo inspirado pelo Espirito Santo nos dá a chave de uma vida nova, quando ele fala de nao nos conformar com este mundo, está nos dizendo: Nao continue na mesma, mude, nao deixe como está, corrija, tente de novo, recomece! Porém, o apóstolo nao diz para apenas mudar as circunstancias a nossa volta, ele fala de mudança, de uma renovaçao no nosso interior! Leia: ...mas transformais-vos pela renovaçao do vosso entendimento (mente)... Toda transformação precisa ocorrer por dentro de nós para que assim tudo ao nosso redor possa ser diferente, possa ser realmente novo!

Um exemplo de uma pessoa que iniciou uma vida nova: Jacó! a Biblia relata que quando ele e seu irmao Esaú se encontrava no ventre de sua mãe, Jacó ja era escolhido, porque Deus diz a Rebeca que o maior serveria o menor, para nos que ja conhecemos a história podemos dar um salto para a vida de Jacó quando adulto e com caráter enganador, ele enganou seu irmao Esau e enganou seu tio Labao que lhe ajudara se esconder para nao morrer, Jaco era escolhido de Deus, seus pais com certeza falavam das maravilhas que o Deus Eterno fazia, e mesmo assim ele agia sempre pensando em si mesmo e esquecendo ou anulando tudo o que Deus havia feito com seus pais.
Mas houve um tempo na vida de Jacó que ele quiz mudar, ele quiz uma vida nova, entao ele decide mudar de cidade, saiu da casa de seus sogros fugido e levando sua familia, seus gados e até mesmo alguns objetos que sua esposa roubara de Labao, assim prosseguiu Jacó para uma vida nova.

Mas amados, temos um Deus que desde a eternidade vela pela tua Palavra para que se cumpra! Deus sabia que as mudanças que Jacó pretendia fazer era até bem intencionadas, porém; ele estava fazendo de maneira errada. A vida nova tinha que comecar de dentro dele, e Deus mandou Seu Anjo para falar com Jacó e lutar com ele, Jacó ficou marcado para sempre, mas uma marca que deu inicio a uma nova vida para ele e para toda sua descendencia. Jacó entende muito bem a liçao da nova vida que Deus lhe dera que agora apos a luta com o anjo, ele pede perdao ao seu irmao Esaú, ele se ajoelha aos pes de seu irmao mostrando estar se humilhando e pede por misericordia por tudo que lhe havia feito!

Da mesma forma ocorre hoje com todos nós, a vida nova tem que ocorrer dentro de cada um de nós, as circunstancias só irao mudar quando nossa maneira de agir for diferente da maneira como agimos todos esses anos.. Mais do que comecar a fazer tudooo de novo, temos que olhar para nós mesmo e mudar nosso interior, nossa maneira de pensar, nossa maneira de confiar em Deus. A nova vida ja veio quando Cristo morreu por nos naquela cruz, Ele nos tornou novas criaturas, mas em alguns momentos de nossas vidas nos conformamos e paramos no meio do caminho, este é o momento de renovarmos a nossa mente com a ajuda de Deus, e que, essas mudanças sejam para experimentarmos a Boa, Agradavel e Perfeita vontade de Deus para nós!

Desejo a todos mais que um Feliz Ano Novo, desejo uma vida renovada e guardada nos principios da Palavra de Deus!

Texto: Gláucia Aline Teixeira

2 comentários:

Tatiana Marinho disse...

Puxa Aline! Vc foi inspirada pelo Espírito Santo mesmo hem?
Esse post falou mto comigo, eu vi o seu blog lá na atualização do orkut e resolvi entrar e recebi esse balsamo do Senhor.
Realmente amiga, nós mudamos.
E que venha tudo novo!!!
Bjus irmâ, te amo e conte 100 pre comigo
ass tati

Unknown disse...

Boa tarde, este verso realmente toca profundo no coração, espero que vc sempre dê lugar no seu coração para o Espirito Santo de Deus, bjokas mil. Te Amo d+...